O Pão nosso de cada dia... (Melissa Cirino)

“O pão nosso de cada dia nos dai hoje.”
                                                         Mateus 6.11



            Na oração que Jesus nos ensina como modelo, são indicadas as petições que devem ser incluídas na oração do cristão. Basicamente, são classificadas 6 tipos de áreas: 3 à respeito da santidade e 3 à respeito de nossas necessidades pessoais. A petição a respeito das nossas necessidades inicia-se no versículo 11, no qual reconhecemos a provisão divina em nossas vidas.

            O pão diz respeito às nossas necessidades diárias, e ao inclui-las em nossas orações reconhecemos que Deus cuida de nós e supre nossas necessidades, basta pedirmos. Assim também reconhecemos que nosso sustento não depende apenas de nossas habilidades, ou dinheiro, ou status; mas sim de Deus, Criador e Dono de todas as coisas.

            Podemos encontrar diversas narrações na Bíblia a respeito da provisão de Deus, uma delas se
encontra em Êxodo 16, aonde Deus manda suprimentos para o povo israelita. O que nos leva a refletir em outro aspecto contido no versículo: contentar-se com o necessário. Em um momento de queixa de Israel, Deus que é misericordioso enviou suprimentos e ordenou que o povo colhesse apenas o necessário para o dia, mas como sabemos algumas pessoas não deram ouvidos, e guardaram mantimentos para o dia seguinte, querendo dar uma “ajudinha” pra Deus, revelando sua total falta de confiança Nele. Resultado: a comida apodreceu deixando um cheiro ruim e a proliferação de bichos. Deus permitiu que isso acontecesse para que os israelitas reconhecessem que as suas necessidades diárias dependiam somente da provisão divina.

            No livro de Provérbios 30.8, o escritor roga a Deus que o dê apenas a porção que lhe basta, nem mais e nem menos. Ter mais ou menos de que necessitamos pode ser perigoso e um risco a nossa saúde física e espiritual. E quem melhor para saber o que necessitamos senão aquele que nos criou?

            Outro ponto importantíssimo a ser ressaltado é a petição pelo pão mais importante de todos, o nosso pão espiritual, o pão da vida, Jesus! Na oração reconhecemos a necessidade de termos nosso espiritual suprido todos os dias, a fim de termos mais comunhão com o Pai, o Filho e o Espírito Santo.

            E então? Preparado(a) para deixar de andar e tropeçar com suas próprias pernas e confiar que Deus te faz voar em meio as dificuldades diárias?



                                                                                              Melissa Cirino

Comentários

Postagens mais visitadas